quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Previsão aponta retorno das chuvas em toda a Bahia a partir de domingo

https://drive.google.com/uc?export=view&id=10R7m6gpXfW4fSlAbY43nTsiFVV-4Z0t0

As chuvas devem voltar a atingir todas as regiões da Bahia no último terço do mês de janeiro. Os modelos meteorológicos estão indicando a possibilidade de precipitações volumosas a partir do próximo fim de semana, entre sábado (20) e domingo (21).

No entanto, antes disso, como de costume, as temperaturas devem voltar a subir e o calor deve ficar mais intenso, como possibilidade de máximas próximas a 40ºC em algumas localidades até sexta-feira (19).
As mesorregiões Centro-Sul e Extremo-Oeste do estado, que incluem as regiões imediatas de Barreiras, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado, Itapetinga e Vitória da Conquista devem receber os maiores volumes, com possibilidade de acumulados entre 80 e 120 milímetros (mm) até o dia 26. No Sul Baiano, também podem ocorrer chuvas nesse mesmo patamar.

https://drive.google.com/uc?export=view&id=1kXd72tcJ7BS7gqHXrSvK2faJgH21BLrD

Já nas demais regiões, os volumes devem variar entre 40 e 90 mm no mesmo período, com possibilidade de alguns temporais mais expressivos em algumas áreas.

As chuvas devem migrar do Sul para outras regiões do país ao longo desta semana, chegando a todo o Sudeste, Centro Oeste e boa parte do Norte e Nordeste. Nos próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deverá divulgar alertas para estas áreas.

As previsões de longo prazo também são otimistas para a faixa da Bahia que engloba a divisa do Tocantins até o Espírito Santo, com perspectiva de continuidade das chuvas no restante do mês e no início de fevereiro, com possibilidade de acumulados na faixa de 300 mm em algumas localidades até o fim da primeira quinzena do mês.

De acordo com o último Boletim Agroclimatológico do Inmet, são esperadas  chuvas abaixo da média na maior área do território nordestino, sendo estas regiões da Bahia as únicas com previsões de precipitação dentro, ou até ligeiramente superior à média.
Fonte: Agência Sertão 

Click Bahia
Click Bahia

Esta é uma breve biografia do autor do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário