Uma das consequências da forte onda de calor que assola boa parte do Brasil, incluindo Vitória da Conquista, é o aumento do consumo de água. Vitória da Conquista, por exemplo, é abastecida pela Barragem de Água Fria II, localizada em Barra do Choça, que já precisou acionar outros mecanismos de apoio para dar conta da demanda.
Atualmente, a Barragem está com 79% do total da capacidade. E opera com o apoio das adutoras do Catolé e Gaviãozinho, recursos que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) utiliza quando a Barragem atinge marca abaixo de 95%.
Em reportagem exibida pela TV Sudoeste, o governador Jerônimo Rodrigues, em visita a Vitória da Conquista, disse que a construção da Barragem do Catolé está paralisada, mas que pretende, o mais breve possível, fazer uma nova licitação e retomar a construção do equipamento, que deverá garantir o abastecimento hídrico de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal pelos 70 anos.
Por enquanto a orientação e recomendação da Embasa é economizar e evitar desperdícios de água. A empresa ainda garante que não há risco de racionamento.
Fonte: blog Rodrigo Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário