segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Eleição 2024: Conquista caminha para confronto entre PT e União e favoritos buscam consolitar alianças

Cada vez mais próximo do pleito municipal em 2024, as pré-candidaturas e as articulações políticas ganham os holofotes. Em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, alguns nomes já estão certos na disputa e a dúvida gira em torno de como as alianças entre os partidos vão ser definidas.

A atual prefeita da cidade é Sheila Lemos (União), que assumiu o posto após a morte de Herzem Gusmão(MDB), vítima do coronavírus. Ela confirmou sua pré-candidatura à reeleição em junho deste ano e já está em busca de apoios políticos. Entre eles, o do PL - partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao Metro1, o presidente do PL na Bahia, o ex-deputado federal João Roma, apontou que a legenda terá uma candidatura  própria e descartou a possibilidade de apoiar a recondução de Sheila Lemos. Apesar de o PL ainda não ter um nome definido, está sendo cotado o nome do radialista Washington Rodrigues, da Rádio Clube de Vitória da Conquista. 

Em nota, o PL afirmou que “a decisão de lançar candidaturas próprias se fundamenta na necessidade de fortalecimento do partido, que tem como meta nacional conquistar no ano que vem mil prefeituras no Brasil”.

Histórico

Conquista foi comandada pelo PT por quase 20 anos, entre 1997 a 2016, e o partido só foi desbancado quando Herzem Gusmão venceu o pleito há sete anos. Para 2024, a sigla do governador Jerônimo Rodrigues indicou o deputado federal Waldenor Pereira e já conversa com legendas aliadas para definir as alianças para o pleito em 2024. Uma delas é o MDB, que indicou como pré-candidata a vereadora Lúcia Rocha.

Reservadamente, a cúpula do MDB afirmou ao Metro1 que negocia com o PT para Lúcia Rocha encabeçar a chapa. Já que, segundo os emedebistas, a vereadora está melhor nas pesquisas de opinião. 

Ao Metro1, o deputado estadual Zé Raimundo (PT), ex-prefeito de Conquista, disse que a candidatura de Waldenor já tem o aval das duas siglas que compõem a federação: PV e PCdoB. Pela lei, as siglas só podem ter um único candidato. Zé Raimundo declarou ainda que o desafio agora é buscar apoio de outros aliados. Segundo eles, o PSD já confirmou que fará aliança com os petistas e a sua sigla dialoga agora com PP, PV, PSOL e Rede.

Sobre a pré-candidatura de Lúcia Rocha, o deputado petista afirmou que o PT está ciente do posicionamento do MDB. “Nós respeitamos, é natural que nesse momento os partidos queiram apresentar para a cidade alguns nomes, mas nós vamos insistir [na busca por uma composição]”, salientou.



fonte: Metro1

Click Bahia
Click Bahia

Esta é uma breve biografia do autor do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário