imagem: Ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT), candidatos a governador da Bahia. |
O jornal A Tarde da Bahia que no passado era a maior imprensa de comunicação escrita do Norte e Nordeste do país, voltou a impressionar com obscuras publicações que a levaram para fundo do poço da credibilidade jornalística. Para sair do status da gigante do jornalismo para pequenez, bastou o jornal tomar partido, e tudo indica que o A Tarde volta a repete a dose.
A publicação de uma pesquisa de opinião pública neste domingo (17), pelo Jornal A Tarde sobre candidatura a governador do estado, realizada pelo desconhecido instituto AtlasIntela de nome norte-americano, mas de terceirização brasileira pela empresa Nervera Serviços de Informática Ltda/Nervera, contratada pelo jornal a preço de R$ 35 mil, levou a público uma pesquisa que contraria todos os institutos existentes no país que vêm colocando o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) como vitorioso no primeiro turno na Bahia.
Segundo o AtlasIntela a diferença entre ACM Neto (UB) e o petista Jerônimo Rodrigues e de apenas 7,1%, em pesquisa realizada via WhastApp, método de levantamento até então desconhecido pelos brasileiros já que é a justiça eleitoral proíbe ‘enquetes’ em ano eleitoral.
Na pesquisa ACM Neto tem 39,7% das intenções de votos, seguido de perto pelo petista Jerônimo Rodrigues com 32,6% e João Roma (PL) aparece em terceiro lugar, com 10,5%. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) obtiveram, respectivamente, 2,1% e 0,2% da preferência. Votos brancos e nulos somaram 6,8%. Já os entrevistados que não souberam responder representam 8,2%.
A pesquisa AtlasIntela foi logo tratada com fake News por grupo de apoiadores do ex-prefeito de Salvador enquanto os petista comemoravam o lavantamento prá-la de vantajoso para o petista que não passa dos 18% em todos as pesquisas realizadas até o momento por institutos brasileiros na Bahia.
O candidato a governador ACM Neto divulgou em suas redes sociais um vídeo que questiona a pesquisa cujo resultado foi publicado pelo jornal A Tarde. O ex-prefeito da capital diz ter recebido o conteúdo pelo WhatsApp e não poupou críticas ao levantamento, classificado por ele como uma "enquete manipulada".
Vídeo que recebi no meu WhatsApp denunciando o absurdo que é essa pesquisa fake publicada no jornal A Tarde de hoje com uma manchete desesperada e espalhafatosa", afirmou Neto.
"O que eles chamam de pesquisa é, na verdade, uma enquete manipulada. E o que eles chamam de jornal não passa de um panfleto comandado por um conhecido grupo empresarial a serviço do PT da Bahia", finalizou ACM Neto.
A pesquisa recebeu muitas críticas de integrantes da oposição no estado, classificando como uma piada de mau gosto e mais uma tentativa do PT de enganar os baianos. Já no ninho petista virou simbolismo de virada como nas eleições dos petistas Jaques Wagner e Rui Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário