O pleito deste ano no município de Jequié, traz um cenário inédito nas últimas seis décadas, no que se refere ao processo de disputa sucessória, com apenas duas candidaturas majoritárias, O atual prefeito Zé Cocá (PP-11) ao lado de Flávio Santana (UNIÃO-44), busca a reeleição, encabeçando a chapa “Para Jequié Continuar Avançando”, apoiada pelos partidos 10-Republicanos, 12-PDT e a Federação 45-PSDB/23-Cidadania,
A chapa de oposição ao grupo do atual gestor, denominada “Prá Fazer Mais Por Jequié”, tem como candidato a prefeito Alexandre da Saúde (PSD-55) e vice Reges Silva (13-PT), com apoio da Federação Brasil da Esperança-PT/65-PCdoB, (liberados os candidatos a vereador do PV para seguirem ao lado da chapa do prefeito), Federação 50-PSOL/18-Rede, 15-MDB, 20-PODE, 40-PSB e 70-AVANTE.
Na eleição proporcional em disputa pelas 19 cadeiras da Câmara Municipal de Jequié, um total de 226 candidatos estarão na disputa, incluindo todos os atuais vereadores. Estarão concorrendo a vagas no legislativo para o período 2025-2028, os partidos REPUBLICANOS, PP, PDT, MDB, PL, UNIÃO, PSD, AVANTE, SOLIDARIEDADE, FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA (PT, PCdoB e PV), FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA, FEDERAÇÃO PSOL/REDE.
De acordo a regra eleitoral em vigor este ano, cada Federação ou Partido Político, poderia registrar o máximo de 20 candidatos (com o proporcional número de candidatas), equivalendo ao atual número de cadeiras da Câmara, 19 + 1, daí um número de postulantes a vagas bem inferior aos 324 registrados nas eleições de 2020.
A 22º Zona Eleitoral (Jequié e Manoel Vitorino), é presidida pelo Juiz Dr. Ricardo Guimarães Martins, tendo como representante do MP Eleitoral, a Promotora Dra Juliana Rocha Sampaio.
A 23ª Zona Eleitoral (Jequié, Apuarema e Lafaiete Coutinho), é presidida pelo Dr. Luiz Henrique de Almeida Araújo, e o MP Eleitoral representado pelo Promotor Dr. Maurício Foltz Cavalcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário